BEN JORGE BEN JOR GE BEN JORGE

edicao5_jorgebenbidu.jpg

Ninguém enquadra Jorge Ben, embora muita gente, desde que ele apareceu, tenha tentado. Primeiro foi o pessoal da Bossa Nova, que queria fazer dele ícone da defesa das raízes da “genuína” mpb, bandeira muito em voga entre o movimento estudantil dos 60. Só que o Jorge de “Mas que nada” e “Chove chuva” era também o Babulina, como era chamado por Roberto, Erasmo e Tim Maia, com quem curtia e tocava desde a adolescência no Rio de Janeiro. Por isso, muita gente chamou Jorge de traidor, quando ele, em plena batalha entre violões e guitarras, no final da década de 60, resolveu empunhar uma e foi tocar no programa Jovem Guarda, a “aberração imperialista” excomungada pelo pessoal do “culto e engajado” programa Fino da Bossa. Mas, de repente, Jorge também deixou de frequentar a “turma do Roberto” e passou a andar com um pessoal ainda mais estranho (e excomungado), o bando da nascente Tropicália. Logo depois, quando o pessoal da Tropicália pensava ter conquistado um seguidor fiel da estética anárquica propagada por Caetano Veloso e Gilberto Gil, lá vinha o Jorge de novo desafinando o coro dos contentes e seguindo seu próprio caminho, sem dar bola para facções, tendências, correntes ou movimentos.
Abaixo, alguns vídeos que, com som e imagens, explicam bem melhor o que foi dito nas palavras acima. Destaque para Jorge cantando com o agora ministro Gilberto Gil, em recente show realizado na França, e Jorge cantando com os Racionais.
Hoje, Jorge vivem em Orlando, na Flórida, e só dá o ar de sua graça no Brasil para apresentações muito bem pagas ou quando alguém de quem gosta o convida pra tocar de graça. Como o Jorge diria: “Quem pode, pode; quem não pode se sacode”!

Jorge Ben e a Banda do Zé Pretinho – Taj Mahal

Jorge Ben Live 1972

Banda do Zé Pretinho

Jorge Ben – Bebete Vambora

Filho Maravilha – Ben Jor e Gilberto Gil

Jorge Ben e Toquinho – Carolina Carol Bela

Racionais Mc’s 1000 Trutas 1000 … – Abertura (Jorge Ben)

corvoicone.gif

Anúncios

6 Respostas para “BEN JORGE BEN JOR GE BEN JORGE

  1. Essa do Jorge Ben e Toquinho ficou muito bom

  2. A Parada do Corvo Bêbado vai amansando. Bem com o Ben. E o título tá pra lá dos irmãos Campos. Bat Macumba obá! O Jorge e o seu cavalo branco enchem o ar de fogo. Pau na máquina. Quero muito tudo isso. Agora vai…

  3. Porra, cada vez que eu venho aqui é uma viagem no túnel do tempo. E o engraçado é que é uma viagem a um túnel de um tempo que eu nem existia. Mesmo assim, tem uma nostalgia fudida!

    Caralho, i love this game 😎

  4. Velho, e Carl Bela quebrou tu-dooo!!!

    Filhos da puta meu… acho que vou até fazer uma night agora. Pilhei total!!!

    Abraços.

  5. Quem quiser ouvir histórias muito engraçadas sobre o Jorge Ben, recomendo uma conversa com o Memê, guitarrista daqui de Santos e escudeiro do Jorge Ben em tournées pelo mundo há sei lá quantos anos. É uma mais maluca que a outra, sempre envolvendo putas, muitas putas. Teve uma vez que ele levou um monte delas para o baskstage de um show na Hebraica em São Paulo, e as apresentou para os dirigentes do clube como “minhas sobrinhas de São Paulo”. Teve outra, em Paris, que a banda estava exausta depois de um show no Olympia, e mesmo assim Jorge fez questão que todos fossem com ele para um puteiro que havia sido bem recomendado — só puderam ir embora quando Jorge cansou da brincadeira. E por aí vai…

    Mas tem outras histórias bem legais também, como a do encontro enre ele e João Gilberto na casa do Claude Nobs. O Memê tem histórias sensacionais. Quando largar essa vida sacrificada, mas divertida, de road manager, bem que podia sossegar e escrever um livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s