A DAMA COM O CHAPÉU TUTTI FRUTTI

carmem2.jpg

Os Beatles não tinham nascido. A psicodelia não fazia sentido. A Tropicália não estava nos dicionários. Até mesmo a palavra pop era, quando muito, uma onomatopéia para explosão, erupção. Mas já havia Carmen Miranda, a mensagem na garrafa que os náufragos de Pindorama jogaram ao mar e que foi parar na terra de Tio Sam no final dos anos 30. Carmen nos States foi uma declaração do nosso imperialismo. Era a principal artista da música brasileira, que na década anterior, na barriga do carnaval de rua e nas ondas do rádio recém instalado, ganhava uma força definitiva como a principal expressão artística popular do país. O jornalista Ruy Castro escreveu a biografia de Carmen e lá tem tudo o que se precisa saber dela.

O coração de Carmen explodiu quando ela se preparava para dormir, no quarto da sua casa em Beverly Hills. Ela já havia tido (passe o cursor sobre o link sublinhado, sem clicar; espere abrir a janelinha do YouTube, aí clique sobre a imagem para ver) um discreto piripaque durante uma apresentação, naquela mesma noite, num show de televisão do apresentador americano Jimmy Durante. Carmen morreu nova, 46 anos, destruída por um extensivo consumo de um coquetel de anfetaminas e barbitúricos, dieta típica do show business americano da época.

Mas ela ainda está na parada. Porque, sem ela, tudo, absolutamente tudo, que aconteceu de importante na música brasileira teria sido diferente. Bossa Nova, Tropicália, Rock Brasileiro.

Este é talvez o primeiro clipe psicodélico e tropicalista da história da música pop.

“The Lady In The Tutti-Frutti Hat”

“Rebola Bola”

“Chica Chica Boom Chic”

“I Like You Very Much”

“Cae, Cae”

lhamadistraidaicone.gif

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s